Em astrologia a função da sensação é representada pelos signos do elemento terra, Touro, Virgem e Capricórnio. Estes signos interessam-se pelo que é “real” ou concreto. Eles “agarram-se” às coisas, no verdadeiro sentido da palavra. A pessoa do elemento terra colhe os estímulos do seu meio-ambiente e categoriza-os. É prática e sóbria. O material e o físico são o seu domínio. É aqui que ele é forte e tem um bom sentido do que é praticável e apropriado.
TerraO tipo terra pode confiar nos seus sentidos sem sequer se perguntar se “faz sentido”. Ele é menos aberto à dimensão do significado do que o seu oposto, o tipo intuitivo. Um exemplo: os dois passeiam juntos pelo bosque. Enquanto a pessoa intuitiva aprecia o poder simbólico da mãe natureza, a pessoa do tipo terra medirá as árvores, considerando talvez o seu valor para construir mobília.
Uma pessoa que só consegue ver as coisas materiais perde facilmente a sua ligação com o todo. Se lhe perguntarem pelo significado da vida, talvez encolha os ombros. Rodeado de coisas, ele não pensa sobre o seu significado. Por esta razão, é fascinado – positiva ou negativamente – por pessoas do tipo intuitivo. Para que não desperdice o seu lado mental ou espiritual, necessita de expandir a sua visão da realidade adicionando a dimensão do significado.
