A dieta macrobiótica tem por base o princípio da antiga filosofia chinesa do yin e do yang. O yin representa a força feminina ou passiva e o yang a força masculina ou ativa. São duas forças opostas e, não obstante, complementais, que em síntese uma com a outra constituem o Grande Princípio da ordem universal conhecido como Tao.
O Yin representa o lado líquido e mais frio da natureza, enquanto que o Yan representa o lado mais sólido e quente. A dieta macrobiótica tem presente as características yin e yang dos alimentos, assim como os seres humanos tem em seu íntimo uma mistura das duas energias, mesmo que uma das duas tenda a ser dominante.
Para gozar de uma boa saúde é preciso equilibrar essas forças, pois o excesso de qualquer uma delas se traduz em doenças.
Os alimentos yin crescem acima do nível do solo, em climas secos e áridos. Eles contêm muita água, têm frutos e folhas, e são intensos e aromáticos.
Os alimentos yang crescem debaixo da terra, em climas úmidos e frios, possuem talos, raízes e sementes. Eles são salgados e amargos.
As pessoas predominantemente yin são tranqüilas, equânimes, pacíficas e criativas. Entretanto, o excesso de energia yin poderia traduzir-se em apatia, depressão e falta de concentração. Sendo assim, as pessoas yin devem ingerir mais alimentos yang para estarem mais despertos.
Na Astrologia, as pessoas predominantemente yin pertencem aos signos de água e ar.
Em geral, os signos de água são passionais, idealistas enquanto que os signos de ar costumam ser justos e harmoniosos.
Os signos de água, ou seja, câncer, escorpião e peixes devem ingerir alimentos que são considerados como extremamente Yan. A tendência do signo de água é ser instável irracional e muitas vezes autodestrutivo. Esses alimentos proporcionarão um equilíbrio ao individuo a fim de que tais tendências se suavizem.
Os alimentos extremamente yang são a carne vermelha, as aves, os peixes e frutos do mar, os ovos, os queijos fortes e os alimentos muito salgados.
Os signos de ar, ou seja, gêmeos, libra e aquário devem ingerir alimentos moderadamente yang. A tendência deste signo é de ser volátil influenciável e rebelde.
Esses alimentos proporcionarão um equilíbrio ao individuo a fim de que tais tendências se suavizem.
Os alimentos moderadamente yang fazem o calor subir e são fortificantes durante os invernos frios e chuvosos. São eles os guisados de peixe e feijão, arroz integral, mingau de aveia e os tubérculos como a batata. As pessoas predominantemente yang costumam ser ativas, despertas, energéticas e meticulosas. Um excesso de yang, entretanto pode traduzir-se em tensão, irritabilidade e em não saber relaxar-se. Sendo assim, as pessoas yang devem comer mais alimentos yin para manter a calma em situações extremas.
Na astrologia, as pessoas predominantemente yang pertencem aos signos de terra e fogo. Em geral, os signos de terra são sensatos e com os pés no chão, enquanto que os de fogo são energéticos e entusiastas.
Os signos de terra, ou seja, touro, virgem e capricórnio devem ingerir alimentos moderadamente yin. A tendência do signo de terra é de buscar a lógica, o racional e em muitas situações podem ser calculistas. Esses alimentos proporcionarão um equilíbrio ao individuo que suavizará essas características.
Os alimentos moderadamente yin, como as saladas, as verduras cozidas ao vapor e as frutas frescas são refrescantes e apetitosas no verão.
Os signos de fogo, ou seja, áries, leão, e sagitário devem ingerir considerados extremamente yin. A tendência dos indivíduos do signo de fogo é de ser orgulhoso, prepotente, e em muitas ocasiões, dar muita importância às aparências. Esses alimentos proporcionarão um equilíbrio ao individuo que suavizará essas características.
Os alimentos extremamente yin são o açúcar refinado, os doces, o chá, o café, o leite, a nata, o sorvete e as especiarias fortes.
As maneiras preferidas de cozinhar da macrobiótica são o vapor, em panela de pressão ou fritar de forma rápida e mexer o alimento continuamente. Esses são métodos que conservam a energia dos alimentos. Sempre devemos mastigá-los bem e comer tranquilamente para que o corpo possa aproveitar mais eficazmente todas as substâncias que ingere.
Os signos de fogo devem ingerir alimentos extremamente yin.
Alimentos que devem consumir: peixe branco, pato, coelho, trigo, cevada, milho, vagem, guisados, soja, tofu, salada, espinafre, beterraba, abóbora, limão, pêra, maçã, tangerina, melancia e uva.
Alimentos que devem evitar: manteiga, nata, todos os produtos derivado da carne, carnes curadas, queijos gordurosos, trigo-sarraceno, massa, tortas, alho, cebola, gengibre, aipo, pimenta negra, curry e frutos secos.
Os signos de terra devem ingerir alimentos moderadamente yin.
Alimentos que devem comer: alho, cebolinha, cravo, canela, coentro, berinjela, cenoura, aipo e couve cozida, abóbora, espinafre, alho-poró, batatas, aveia, amendoim, trigo, milho, arroz, soja, carolos, leite quente, ganso, frango, mel, mariscos, castanhas, frutos secos, cerejas, uvas e figos.
Alimentos que devem evitar: saladas, cenoura e couve crua, pepinos, tomates, leite de vaca frio, clara de ovo, feijão, guisados, laranja, abacaxi, toranja e melancia.
Os signos de ar devem ingerir alimentos moderadamente yang.
Alimentos que devem comer: berinjela, beterraba, pepino, espinafre, salada, champignon, leite de vaca, ovos, peixes de água doce, caranguejo, camarão, ovo de codorna, pato, limão, figo, tangerina, mamão, pêra, maça, manga, melão e toranja.
Alimentos que devem evitar: cravo, canela, pimenta, cenoura, porro, trigo-sarraceno, abricó, castanhas, uva, ovo frito, peru, faisão, cordeiro, frutos secos, café, vinho, álcool e vinagre.
Os signos de água devem ingerir alimentos extremamente yang.
Alimentos que devem comer: cebola, alho, gengibre, cravo, cenoura, aipo, funcho,
cordeiro, vitela, frango, trigo-sarraceno, carolos, castanhas, frutos secos, cereja e figo.
Alimentos que devem evitar: salada crua, pepino, tomate, berro, berinjela, alga, manteiga, leite, queijo, porco, coelho, pato, trigo, cevada, aveia, amendoim, sementes, e azeite de girassol, limão, laranja, toranja, melancia, melão, pêra e manga.
