Um blog de sonhos...

Este é um espaço virtual para pessoas holísticas, visionárias, encantadas, curiosas e sonhadoras que gostam de ' viajar ' em imagem, texto, som, lembrança, fotografia, mensagens, reflexão, informação... Tudo que é lindo e gostoso de sentir! Dar... asas aos encantos interiores... vida aos sonhos... brilho às idéias... cor aos sentimentos... valor ao viver! Lugar de anjos, fadas, gnomos, espíritos... Muito: colorido, borboletas, flores e aromas!
BEM VINDO!!!
ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ

Os alimentos e os astros

A Astrologia tem por princípio que o mundo está moldado por um macrossomo e um microssomo integrados perfeitamente. Por essa razão que o homem não é alheio ao movimento dos astros, como sua data de nascimento não é alheia ao seu desenvolvimento como indivíduo. Para que uma pessoa mantenha uma perfeita correlação com o todo é necessário conhecer e regular as tendências energéticas, a fim de conseguir um equilíbrio adequado com as forças com as quais se interage. E como não poderia ser diferente, os alimentos exercem um papel muito importante nesse contexto.

A dieta macrobiótica tem por base o princípio da antiga filosofia chinesa do yin e do yang. O yin representa a força feminina ou passiva e o yang a força masculina ou ativa. São duas forças opostas e, não obstante, complementais, que em síntese uma com a outra constituem o Grande Princípio da ordem universal conhecido como Tao.

O Yin representa o lado líquido e mais frio da natureza, enquanto que o Yan representa o lado mais sólido e quente. A dieta macrobiótica tem presente as características yin e yang dos alimentos, assim como os seres humanos tem em seu íntimo uma mistura das duas energias, mesmo que uma das duas tenda a ser dominante.

Para gozar de uma boa saúde é preciso equilibrar essas forças, pois o excesso de qualquer uma delas se traduz em doenças.

Os alimentos yin crescem acima do nível do solo, em climas secos e áridos. Eles contêm muita água, têm frutos e folhas, e são intensos e aromáticos.

Os alimentos yang crescem debaixo da terra, em climas úmidos e frios, possuem talos, raízes e sementes. Eles são salgados e amargos.

As pessoas predominantemente yin são tranqüilas, equânimes, pacíficas e criativas. Entretanto, o excesso de energia yin poderia traduzir-se em apatia, depressão e falta de concentração. Sendo assim, as pessoas yin devem ingerir mais alimentos yang para estarem mais despertos.

Na Astrologia, as pessoas predominantemente yin pertencem aos signos de água e ar.

Em geral, os signos de água são passionais, idealistas enquanto que os signos de ar costumam ser justos e harmoniosos.

Os signos de água, ou seja, câncer, escorpião e peixes devem ingerir alimentos que são considerados como extremamente Yan. A tendência do signo de água é ser instável irracional e muitas vezes autodestrutivo. Esses alimentos proporcionarão um equilíbrio ao individuo a fim de que tais tendências se suavizem.

Os alimentos extremamente yang são a carne vermelha, as aves, os peixes e frutos do mar, os ovos, os queijos fortes e os alimentos muito salgados.

Os signos de ar, ou seja, gêmeos, libra e aquário devem ingerir alimentos moderadamente yang. A tendência deste signo é de ser volátil influenciável e rebelde.

Esses alimentos proporcionarão um equilíbrio ao individuo a fim de que tais tendências se suavizem.

Os alimentos moderadamente yang fazem o calor subir e são fortificantes durante os invernos frios e chuvosos. São eles os guisados de peixe e feijão, arroz integral, mingau de aveia e os tubérculos como a batata. As pessoas predominantemente yang costumam ser ativas, despertas, energéticas e meticulosas. Um excesso de yang, entretanto pode traduzir-se em tensão, irritabilidade e em não saber relaxar-se. Sendo assim, as pessoas yang devem comer mais alimentos yin para manter a calma em situações extremas.

Na astrologia, as pessoas predominantemente yang pertencem aos signos de terra e fogo. Em geral, os signos de terra são sensatos e com os pés no chão, enquanto que os de fogo são energéticos e entusiastas.

Os signos de terra, ou seja, touro, virgem e capricórnio devem ingerir alimentos moderadamente yin. A tendência do signo de terra é de buscar a lógica, o racional e em muitas situações podem ser calculistas. Esses alimentos proporcionarão um equilíbrio ao individuo que suavizará essas características.

Os alimentos moderadamente yin, como as saladas, as verduras cozidas ao vapor e as frutas frescas são refrescantes e apetitosas no verão.

Os signos de fogo, ou seja, áries, leão, e sagitário devem ingerir considerados extremamente yin. A tendência dos indivíduos do signo de fogo é de ser orgulhoso, prepotente, e em muitas ocasiões, dar muita importância às aparências. Esses alimentos proporcionarão um equilíbrio ao individuo que suavizará essas características.

Os alimentos extremamente yin são o açúcar refinado, os doces, o chá, o café, o leite, a nata, o sorvete e as especiarias fortes.

As maneiras preferidas de cozinhar da macrobiótica são o vapor, em panela de pressão ou fritar de forma rápida e mexer o alimento continuamente. Esses são métodos que conservam a energia dos alimentos. Sempre devemos mastigá-los bem e comer tranquilamente para que o corpo possa aproveitar mais eficazmente todas as substâncias que ingere.

Os signos de fogo devem ingerir alimentos extremamente yin.

Alimentos que devem consumir: peixe branco, pato, coelho, trigo, cevada, milho, vagem, guisados, soja, tofu, salada, espinafre, beterraba, abóbora, limão, pêra, maçã, tangerina, melancia e uva.

Alimentos que devem evitar: manteiga, nata, todos os produtos derivado da carne, carnes curadas, queijos gordurosos, trigo-sarraceno, massa, tortas, alho, cebola, gengibre, aipo, pimenta negra, curry e frutos secos.

Os signos de terra devem ingerir alimentos moderadamente yin.

Alimentos que devem comer: alho, cebolinha, cravo, canela, coentro, berinjela, cenoura, aipo e couve cozida, abóbora, espinafre, alho-poró, batatas, aveia, amendoim, trigo, milho, arroz, soja, carolos, leite quente, ganso, frango, mel, mariscos, castanhas, frutos secos, cerejas, uvas e figos.

Alimentos que devem evitar: saladas, cenoura e couve crua, pepinos, tomates, leite de vaca frio, clara de ovo, feijão, guisados, laranja, abacaxi, toranja e melancia.

Os signos de ar devem ingerir alimentos moderadamente yang.

Alimentos que devem comer: berinjela, beterraba, pepino, espinafre, salada, champignon, leite de vaca, ovos, peixes de água doce, caranguejo, camarão, ovo de codorna, pato, limão, figo, tangerina, mamão, pêra, maça, manga, melão e toranja.

Alimentos que devem evitar: cravo, canela, pimenta, cenoura, porro, trigo-sarraceno, abricó, castanhas, uva, ovo frito, peru, faisão, cordeiro, frutos secos, café, vinho, álcool e vinagre.

Os signos de água devem ingerir alimentos extremamente yang.

Alimentos que devem comer: cebola, alho, gengibre, cravo, cenoura, aipo, funcho,
cordeiro, vitela, frango, trigo-sarraceno, carolos, castanhas, frutos secos, cereja e figo.

Alimentos que devem evitar: salada crua, pepino, tomate, berro, berinjela, alga, manteiga, leite, queijo, porco, coelho, pato, trigo, cevada, aveia, amendoim, sementes, e azeite de girassol, limão, laranja, toranja, melancia, melão, pêra e manga.