- Centro da energia, generosidade, reacção rápida, exaltação espontânea, tendência para o heroísmo e para o dom-quixotismo.
- Bons aspectos no horóscopo geram dirigentes e chefes sem igual.
- No entanto, riscos de fanatismo exagerado, de partidos tomados cegamente e de falta de flexibilidade quando o horóscopo recebe maioritariamente aspectos contraditórios nos signos de Fogo: Carneiro, Leão, Sagitário, e também nas três casas correspondentes a estes signos: I, V e IX.
Terra
- Energia tranquila, tenacidade das ideias e das reacções face aos acontecimentos, clareza de visão, sentido prático e realizador concreto, determinação e continuidade dos objectivos fixos, espírito fecundo e criador.
- Quando o horóscopo recebe bons aspectos, isso pode favorecer a emergência dos dirigentes no sentido alargado da palavra, bem como chefes de Estado, magnatas da finança, artistas, desportistas, religiosos e magistrados sem igual.
- Existe o risco não desprezível de tirania, de despotismo, de crueldade mental e física quando o horóscopo recebe maioritariamente aspectos contraditórios nos signos de Terra: Touro, Virgem, Capricórnio, e nas três casas correspondentes a estes signos: II, VI e X.
Ar
- Adaptação, sensibilidade, espírito orientado para o pensamento e as trocas de ideias.
- Os objectivos fecundos e abstractos são favoráveis às trocas teóricas e intelectuais.
- Concretização das ideias e das sensações superiores num horóscopo bem influenciado nos signos de ar e nas Casas correspondentes.
- Risco de hesitação perante uma escolha a fazer.
- Pensamento utópico e ideias quiméricas perante a adversidade quando o horóscopo recebe aspectos muito contraditórios nos signos de Ar: Gémeos, Balança, Aquário, e nas três casas correspondentes a estes signos: III, VII e XI.
Água
- Necessidade de agir por inércia, força passiva, poder de desintegração, sentido da penetração e visão introvertida das coisas e dos acontecimentos por uma força imprevisível.
- Domínio das sensações e controlo do meio com um horóscopo bem influenciado nos signos de Água e nas Casas correspondentes. Risco de ser dominado pelas impressões.
- Tendência destrutiva e nociva, passividade, indecisão e hesitação perante o imprevisto quando o horóscopo recebe aspectos fortemente contraditórios nos signos de Água: Caranguejo, Escorpião, Peixes, e também nas três Casas correspondentes: IV, VIII e XII
