O fogo é o elemento astrológico do tipo intuitivo. Carneiro, Leão e Sagitário são os signos do zodíaco que pertencem ao fogo. As pessoas com predominância de signos do fogo tendem a “inflamar-se” facilmente. A sua espontaneidade é quase proverbial. O Carneiro vê acima de tudo a acção, deixando tudo o resto de lado. Os do signo Leão são conhecidos por serem tão directos e imediatos quanto uma criança. Aqueles cuja carta astral é dominada por Sagitário vivem o mundo através de um conhecimento visionário.
FogoO indivíduo com uma função intuitiva dominante corre o risco de ver-se limitado pelos duros factos da realidade. Se, no seu fervor, ele ignora as limitações do material, a sua energia espiritual anula-se. A sua devoção e visão a longo alcance podem fazer com que ignore aquilo que é óbvio. Grandes visões permanecem no mundo da mente, insatisfeitas.
O semi-deus Prometeu trouxe o fogo até aos humanos, o qual é a fonte do seu desenvolvimento espiritual e mental. Mas se este fogo não tivesse sido utilizado de forma prática, ele teria sido inútil e desapareceria sem deixar rasto. Neste sentido, é importante para o tipo fogo não se isolar em esferas espirituais, e sim valorizar e cultivar as funções opostas da sensação e do realismo.
