Florais na psicopedagogia:
Os florais, na psicopedagogia, tem o objetivo de auxiliar como complemento no tratamento, não dispensando de forma alguma a intervenção do psicopedagogo.
É importante lembrar que os florais só deverão ser ministrados após o diagnóstico, para que possa identificar o que a pessoa realmente necessita.
Antes de tomar um floral, é bom conhecer o que são os florais e seus benefícios.
Quantidade de florais:
Recomendamos em média três essências, no máximo até seis remédios florais. Lembre-se que quanto menos florais, o efeito é melhor quando se concentra no sintoma mais grave, em uma nova reavaliação, pode-se continuar ou acrescentar uma nova essência.
De início, é tentada a escolher vários florais no intuito de corrigir vários problemas, porém é importante escolher os florais que estejam mais próximos da situação que se passando selecionando os sintomas mais crônicos. Analise com cuidado todas as essências e
selecione as que estiverem mais próximas dos sintomas.
Conservante:
É importante se colocar o conservante para que a essência não se estrague rápido. O ideal é usar 30% de brandy (conhaque de uva) um conservante que evita a proliferação de microorganismos prejudiciais à saúde.
Para bebês e pessoas com úlcera não é indicado se colocar o conservante ou pode-se diminuir para 10%, mas deve ser guardado em geladeira e o prazo de validade cai de 90 dias com conservante para 20 dias no máximo sem conservante.
A quantidade ingerida de álcool ao final do dia equivale a duas gotas, portanto não é preciso se preocupar, pois não há perigo de dependência.
Dosagem:
4 gotas sublingual, 4 vezes ao dia (Antes de engolir, deixar o líquido alguns segundos na boca). Evite encostar o conta-gotas na língua ou qualquer região da boca para evitar contaminação.
O período mais importante é quando acordar e antes de dormir, as outras duas pode-se tomar ao longo do dia. Se esquecer de tomar em um horário não tome junto 8 gotas por exemplo, dê um tempo para tomar a outra dose.
Conservação:
Mantenha o frasco em lugar seco e ao abrigo da luz. Deixe-os longe de aparelhos eletro-eletrônicos como televisão, forno de microondas, computador. Mantenha-o longe de fornos para que não esquente e altere sua composição.
Período:
Durante 45 dias para uma reavaliação. Este é um tempo suficiente para já se notar certa melhora. Caso contrário, é importante uma reavaliação com o terapeuta.
Uso com outros medicamentos:
Não há problemas em usar juntamente com remédios alopáticos. Na terapia floral não se trata a doença, mas as causas que podem estar levando a pessoa a ficar doente.
Outras formas de composição:
Podemos encontrar além dos frascos, florais em creme como o de Bach e o Exultat Gellu) em emplastos ou pingado diretamente sobre a pele.
Para purificar o ambiente pode-se encontrar em forma de sprays e incensos. Pode-se colocar na água que será bebida por um grupo como a família.
É importante lembrar que o tratamento com os florais deverá ter acompanhamento de um terapeuta.