Um blog de sonhos...

Este é um espaço virtual para pessoas holísticas, visionárias, encantadas, curiosas e sonhadoras que gostam de ' viajar ' em imagem, texto, som, lembrança, fotografia, mensagens, reflexão, informação... Tudo que é lindo e gostoso de sentir! Dar... asas aos encantos interiores... vida aos sonhos... brilho às idéias... cor aos sentimentos... valor ao viver! Lugar de anjos, fadas, gnomos, espíritos... Muito: colorido, borboletas, flores e aromas!
BEM VINDO!!!
ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ

ALFAZEMA

Lavandula Officinalis Lamiaceae

Sub-arbusto vivaz de ramos retos acinzentados.
As flores são azuladas em forma de espiga, de cheiro suave e inesquecível.
Utilizada desde a Antiguidade em medicina e perfumaria, é cultivada na França, Itália, Espanha, Bulgária e Marrocos. Os Romanos utilizavam-na para perfumar a água dos banhos e em massagens, sob a forma de óleo.

O seu nome quer dizer desafio ou desconfiança, porque nos terrenos mais áridos e secos, algumas cobras se costumam esconder entre ela.

Nos rituais de Umbanda é consagrada ao Orixá Yansã e aos Ibejís, sendo utilizada (em forma de óleo ou perfume) pelos baianos também.

Regida por Mercúrio, purifica e devolve a alegria. Queimada no Solstício de Verão desde a Antiguidade para aumentar a concentração e a consciência. O seu óleo purifica e desenvolve poderes psíquicos e o incenso harmoniza o ambiente.

As suas flores contêm óleo essencial e muitos outros componentes entre os quais acetato de linalilo, linadol e terpineno-4-ol. Tem propriedades sedativas e calmantes. O seu óleo essencial possui propriedades bactericidas ligeiras, anti-sépticas e cicatrizantes, podendo utilizar-se no tratamento de ataques de tosse e constipações. Utiliza-se também para tratar queimaduras ligeiras, picadas de insetos e em gargarejos para a higiene bucal.

A Infusão das suas flores reduz a ansiedade e a dor de cabeça provocada por excesso de tensão. Em banhos, ajuda a combater problemas circulatórios e a aliviar dores reumáticas e a febre.

Mulheres grávidas ou amamentando, não devem utilizá-la.