Um blog de sonhos...

Este é um espaço virtual para pessoas holísticas, visionárias, encantadas, curiosas e sonhadoras que gostam de ' viajar ' em imagem, texto, som, lembrança, fotografia, mensagens, reflexão, informação... Tudo que é lindo e gostoso de sentir! Dar... asas aos encantos interiores... vida aos sonhos... brilho às idéias... cor aos sentimentos... valor ao viver! Lugar de anjos, fadas, gnomos, espíritos... Muito: colorido, borboletas, flores e aromas!
BEM VINDO!!!
ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ

Ervas medicinais




ARTEMÍSIA

É uma flor bonita que pode atingir 50 cm de altura. Suas flores são brancas. É empregada para combater anemia, cólicas, debilidade do estômago, epilepsia, gastrite, diarréias, hidropisias, menstruações deficientes, icterícia, nervosismo, reumatismo e fazer banhos para rejuvenescer e amolecer a pele. Não é recomendada para mulheres que amamentam. Colher e secar na sombra um pé inteiro. Com uma pequena parte fazer o chá e tomar em goles alguns dias da semana apenas.

ERVA DE SANTA LUZIA

Planta perene, herbácea, medindo até 80 em de altura, folhas lanceoladas com coloração verde-amarelo-pálida. É muito empregada na farmacopéia popular. É indicada como diurética, desobstruente, antiblenorrágica, anti-reumática, sendo também útil contra hidropisia, angina, hemorróidas ,hipertensão, verrugas,  uretrite e retenção espasmódica da urina. Colher uma bisnaga, aplicar a água contida nela nos olhos, pela parte da manhã, alguns dias por semana.

CATINGA DE MULATA

É um pequeno arbusto que apresenta flores amarelas em pequenos cachos. É indicada para problemas de asmas, artrite, nervosismo e reumatismos. Usar a planta toda para fazer banhos de pele e afecções diversas. Para o chá, usar somente as folhas, colher sem orvalho, fazer o chá durante o dia. Tomar 1 xícara durante 8 dias. Deixar o tratamento 5 dias e repetir a dose outras vezes alternadamente.

CONFREI

É uma planta originária da Rússia e Japão. Usa-se somente as folhas médias. O chá tomado moderadamente supostamente combate o câncer, dor de cabeça, depurativo do sangue e anemia, leucemia, úlceras no estomago, problemas das vias respiratórias, afecções do fígado, auxilia na cicatrização de feridas, esclerose, baixa a pressão e elimina outras infecções. O chá também é indicado para problemas de pele, intestinos e ovários. Tomar no máximo 4 copos em pequenos goles por semana. Usar as folhas medias e pequenas partes para fazer o chá, que deve ser tomado, no máximo 3 copos por semana.

MALVA

É uma planta anual, trazida da Europa para o Brasil, adapta-se nos estados do sul e sudoeste do pais.  É ótima para todo o tipo de infecção, calmante dos nervos e dores, principalmente nas inflamações da boca, da garganta, estômago, intestinos, rins e bexiga. Pode ser feito cataplasma e aplicá-las em úlceras e feridas em geral. Colher as folhas logo após o sol esquentar. Secar na sombra e fazer o chá, tomando 1 copo durante 7 dias em goles. Deixar de tomar por 3 dias e repetir a dose outras vezes.

CARQUEJA BRANCA

É uma planta anual, que chega atingir até 80 em de altura. É revestida externamente branca. Adaptada principalmente no centro sul do país. O chá das raízes é diurético, e indicada para combater azias, males do fígado. sinusites, reumatismo, doenças da pele e venéreas. Colher o pé todo logo após o sol esquentar,secar na sombra. Fazer o chá com uma pequena parte. Tomar um copo 5 dias por semana em pequenos goles. intercalar 4 dias e repetir a dose outras vezes.

CAPUCHINHA

Também conhecida como chagas, esta planta de folhas alternas e pecioladas, apresenta um valor medicinal no tratamento do escorbuto, da escrofulose e é depurativa dos intestinos. Produz pequenos frutos para combater eczemas, psorfase, doenças de pele e outras. As folhas podem ser consumidas em salada, e são remédios para regular a flora intestinal, a função do pâncreas e da bílis. Colher um pé inteiro, sempre fresco e fazer o chá. Com duas folhas faz-se 1 copo de chá. Tomar 2 copos por dia durante 4 dias. Dar um intervalo de 4 dias altemadamente.

SALVA

É uma planta de folhas opostas, flores brancas, não deve ser contundida com outros tipos de salvas. É indicada para se fazer chá que fortalece o cérebro, os nervos, a memória, combate o histerismo, a paralisia, o desânimo, a gripe. Também é usada como fortificante do útero e é antiabortivo. Colher o cipó-erva, secar na sombra. Com 1 folha fazer 1 xícara de chá por dia. Torrar durante 1 semana, intercalar na outra e repetir por outras vezes

CAPIM CIDRÓ

Também é conhecido como jaçapé, erva-cidreira e outros. A função deste capim digestivo do estômago, acalma os nervos, provoca suor, sono e baixa a pressão. O seu chá elimina cálculos dos rins. É uma erva de aroma agradável e chega à 1 metro de altura. Colher as folhas médias, lavar o chá. Tomar 1 copo durante 4 dias. Deixar o tratamento 5 dias. Repetir outras vezes.

GERVÃO

O gervão é empregado contra as fraquezas do organismo. Combate ainda a hepatite, má- digestão, dores no estômago e fígado. Em forma de cataplasma combate tumores e furúnculos. Por ser um bom diurético é utilizado nas afecções das vias urinarias. Usar o pé todo, Fazer o chá demasiado. Tomar em goles ao sentir problemas. Não fazer forte demais.

CANA DE MACACO

É uma planta herbácea que atinge até dois metros de altura de folhas verdes claras, flores de diversas cores. As folhas podem ser aplicadas em tumores e o seu chá, em infusão, combate afecções dos rins e da bexiga. Também usa-se para insuficiência cardíaca, hidropisia e na arteriosclerose. O suco também é empregado como diurético e usado também para combater vermes, febres, indigestão, câimbras de sangue e reumatismo. Usar as folhas e o caule. Fazer o chá com uma folha. Tomar 2 copos ao dia, durante 5 dias. Deixar o tratamento 4 dias e repetir a dose alternadamente.

ALCACHOFRA

O chá das folhas da base da planta, colhidas antes da floração é tônico, reconstituinte, curativo das afecções do fígado, da bílis, estômago, rins e bexiga. Indicado para hipertensão, diabete, tireóide, asma, pulmões, arteriosclerose e colesterol. Colher as folhas e secar na sombra durante 8 dias. Com uma pequena parte fazer um copo de chá. Tomar 3 copos por semana durante três semanas. Intercalar 2 semanas.

MARCELA

É uma planta perene, herbácea que atinge até 1,20 metro de altura. É uma planta daninha originária na beira das estradas e no Brasil todo. Usa-se para congestões, cólicas, diarréias, perturbações nervosas e gastrite. O chá também é sudorífico e reduz a taxa de colesterol, facilita a menstruação e é anti-inflamatório. Fazer banhos com a mesma, livra a pele de
toxinas e manchas brancas. Para uma xícara de Chá colocar no máximo 5 pequenas flores.

ARNICA

A arnica é uma planta herbácea de alto valor medicinal. São muitas as espécies. Contém essência, resina, corantes e ácidos graxas. Usa-se o pé todo, pois a mesma contém insulina, taninos, cera, glicose… A arnica é usada em traumatismo, contusões, hematomas. Pode ser feito banho em feridas para limpar ou cicatrizar. É recomendado seu chá moderadamente, melhor é fazer tintura e tomar em pequenas doses. Colher sem orvalho, pela manhã. Com uma folha fazer um copo de chá tomando 1 copo ao dia durante 10 dias. Intercalar 5 dias e repetir a dose.

CAVALINHA

É indicada o pé todo para combater problemas de pulmão, doenças e dores dos ossos, hemorragias ou câimbras de sangue internas, também indicada na incontinência urinaria da noite. O seu chá favorece o tratamento da próstata, osteoporose, úlceras gástricas. hemorragia nasal e auxilia no tratamento da celulite. Colher e secar na sombra. Tomar 1 copo durante 10 dias, Intercalar 5 dias e repetir a dose varias vezes.

BARBATIMÃO

o chá da casca fervida é rico em tanino e altamente adstringente. Lavam-se úlceras, impingens e infecções vaginais. É indicado para hemorragias, gonórréias e corrimentos. Usar somente a casca após desfiada e secada na sombra. Fazer o chá tomando 1 copo 5 dias por semana. Não tomar na semana seguinte. Repetir o tratamento várias semanas.

PARIPAROBA

É um arbusto que pode atingir até 1,5 metros de altura, com folhas grandes, largas e inflorescência em pequena espiga. Possui muita aplicação na medicina natural. O suco da raiz e das folhas cura gases, inflamações do fígado, hemorróidas, infecção da uretra
e órgãos genitais. O chá é soporífico, combate tosses, resfriados e fortalece o aparelho respiratório. A pariparoba é tônica dos intestinos e estômago, As folhas médias e frescas podem ser utilizadas em calos, abscessos, hematomas. Colher a folha na hora de fazer o chá, lavar e prepará-lo sem ferver (água chiando), Tomar 2 copos ao dia em pequenos

CANA DO BREJO

É uma planta herbácea de pequenas flores amarelas. É diurética, tônica e emenagoga, o suco é empregado para combater e curar anemia, contusões e inchaços. A haste e o ri- zoma secos, feito um pó podem ser empregados em cataplasmas para curar hérnias, gonor- réias e problemas de pele. Colher cada vez novas folhas e fazer o chá, tomando 1 copo e meio durante 6 dias e dando um intervalo de 5 dias. Repetir a dose, alternadamente.

CANCOROSA

Usar sempre a que possuir raízes amarelas. O chá da casca e das folhas regula o apetite, acalma dores do estômago, cura o mau hálito e afina o sangue. Fazer banhos com a casca é recomendado para lavar feridas cancerosas, brotoejas, inflamação do baço e cobreiros. Limpa o rosto, afina o sangue, elimina acnes e espinhas.

CRISTA DE GALO

Também conhecida como suspiro. O chá desta flor ou de suas folhas alivia as dores de cabeça, cura aftas, regula os intestinos, combate à insônia, prisão de ventre. É analgésico. Feito um emplasto poderá ser empregado em úlceras, em feridas com dificuldade de cicatrização

BARDANA

Também conhecida como suspiro. O chá desta flor ou de suas folhas alivia as dores de cabeça, cura aftas, regula os intestinos, combate à insônia, prisão de ventre. É analgésico. Feito um emplasto poderá ser empregado em úlceras, em feridas com dificuldade de cicatrização.

CORONHA

É uma planta do norte, nordeste e sudoeste brasileiro. Usa-se o chá da casca e dos galhos para combater doenças e dores dos ossos (artrite, artrose e osteoporose). Deixar em infusão durante a noite. Uma parte da casca em água, previne o enfarte cardíaco. Colher a casca dos galhos. Secar na sombra, desfiando-as em seguida. Fazer o chá da casca obtida. Tomar 2 copos durante 5 dias em pequenos goles. Descansar 5 dias.

GUANXUMA

É chamada também de guaxuma. É uma planta anual ou perene que mede no máximo 80 cm de altura. Esta planta é indicada como tônica, fortificante para os nervos, combate a disenteria, câimbras de sangue. É um antibiótico natural contra febres, afecções pulmonares (catarro pulmonar), amarelão e afecções do coração. Colher logo após o sol esquentar. Tomar 1 copo do chá da flor com a semente. Durante 5 dias por algumas semanas.

HORTELÃ

É chamada também de menta. É urna planta ligeiramente aveludada medindo uns 60 cm de altura, com folhas opostas e aceboladas. A hortelã é usada contra flatulências, vômitos, icterícia, dismenorréia, cálculos da bílis, amarelão, espasmos, gases intestinais e estomacais. Também melhora a menstruação e tem poderes analgésicos. Quando usado externamente combate o reumatismo. Colher após ter saído o orvalho, secar na sombra, fazer o chá com partes, tomar 1 pequeno cálice antes das refeições. Alternar o tratamento por alguns dias e repetir a dose.

AIPO

É uma planta da horta ou do jardim. A suas raízes são curtas e fibrosas. O pé é ramificado. AS folhas possuem segmentos em várias direções. Apresenta flores brancas e aromáticas. O seu chá combate doenças das vias respiratórias, afecções do estômago, é calmante para os intestinos e também controla a menstruação e auxilia o tratamento da retenção da urina. Muitos artistas usam o chá para manter a altura da voz.