O quarto chakra situa-se na direção do coração. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Na tradição católica, este chakra é simbolizado pelo coração luminoso de Cristo. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.
Localização: Entre os mamilos, na região toráxica. Este situado na altura do coração, no meio do peito. Abre-se para fora.
Faixa de ação: Do alto do estômago até as axilas
Função:Controlar as emoções
Palavra-chave: Afetividade
Cor:Verde, Rosa ou Dourado.O verde é a cor da cura bem como da harmonia e da simpatia. A cor verde clara significa capacidade de cura.
Uma aura dourada impregnada de rosa, demonstra uma pessoa que vive no amor puro e dedicado ao Divino.
Elemento: Ar
Símbolo: Lótus de 12 pétalas
Principio básico: Abnegação do ser
Função dos sentidos: Tato
Glândula correspondente; Timo
Hormônios correspondentes: Cientificamente não esclarecido, pesquisas em andamento
Do ponto de vista anatômico: Os órgãos associados são: coração, parte inferior dos pulmões, ombros, o sistema circulatório e a parte superior das costas, peito, cavidade torácica, sangue, pele e mãos.
Tratamento:Doenças do coração (aspectos físicos e emocionais) tais como: disfunções geradas pelo excesso de saúde, amor, solidão, marasmo e apatia.
Cromoterapia: Verde: harmonia e compaixão. Nos tornamos reconciliadores, traz simpatia e transmite sensação de paz, regenera o corpo a mente e a alma.Rosa: desperta sentimentos de amor e carinho. Proporciona uma felicidade infantil, estimula a atividade criativa.